Carros licenciados fora da capital paulista e que
circulam
por mais de 120 dias por ano deverão pagar valor integral da
taxa.
Projeto será enviado à Câmara
Veículos de outras cidades que circulam em São Paulo por mais
Veículos de outras cidades que circulam em São Paulo por mais
de 120 dias por ano vão ter de passar
pela inspeção veicular e pagar o
valor integral da taxa. E sem previsão
de reembolso. Já os proprietários
de carros licenciados na capital
paulista vão receber de volta o valor cobrado
pelos testes - só quem for
reprovado perderá o direito à devolução.
São algumas das mudanças previstas em um projeto de lei que
São algumas das mudanças previstas em um projeto de lei que
o prefeito Fernando Haddad
(PT) envia, nesta terça-feira, à Câmara
Municipal. No anúncio das
alterações no
programa de controle de poluição
dos carros feito na
segunda-feira (18)
aos 14 líderes de bancada do
Legislativo e à
imprensa, Haddad chegou a
classificar a Controlar,
responsável pelos
testes desde 2008, de "ficha-suja", em
referência a recentes decisões da
Justiça que
condenaram o contrato da empresa com o Executivo.
A Controlar afirmou em nota que cumpre fielmente
A Controlar afirmou em nota que cumpre fielmente
todos os termos do
contrato. Segundo a empresa,
a vigência do contrato
de concessão é
contada a partir da ordem de serviço da Prefeitura.
"Apesar de a
licitação ter ocorrido em 1996, a ordem de
serviço foi emitida em 2007
para início da prestação de serviços em 2008.
Logo, o contrato tem
validade legal até 2018." A empresa disse ainda
que, assim que tiver
ciência da proposta, vai se manifestar a respeito.
O projeto autoriza o Executivo a devolver a taxa de R$ 47,44
O projeto autoriza o Executivo a devolver a taxa de R$ 47,44
para quem segue
cumprindo o cronograma da Controlar neste ano.
Os testes para placas de
final 0 e 1 começaram em fevereiro.
Com maioria folgada no Legislativo,
Haddad deve ver sua proposta chancelada pelos
parlamentares até o fim de
abril. Quem for reprovado
na avaliação não recebe nada de volta.
Haddad afirmou que o sistema de radares que flagram
Haddad afirmou que o sistema de radares que flagram
motoristas infratores do
rodízio será usado para verificar quais
carros licenciados fora de São
Paulo circulam pela cidade
por mais de 120 dias no ano.
"Nosso objetivo é
estancar a
sangria de R$ 1 bilhão em perdas, por causa
do IPVA de
pessoas
que moram aqui e passaram a licenciar carros fora, para
escapar
da inspeção. Isso está criando um desequilíbrio
econômico na cidade",
justificou o prefeito.
Mas ele afirmou que a extensão da cobrança para carros de
Mas ele afirmou que a extensão da cobrança para carros de
fora não vai ocorrer em 2013. "É uma autorização que
a
Prefeitura vai ter como acionar e só será estudada a partir de 2014."
Sobre a periodicidade dos testes, Hadda
Sobre a periodicidade dos testes, Hadda
d informou que vai contratar o
Instituto de Pesquisas
Tecnológicas (IPT) para fazer um estudo.
"Mas
nossa intenção é seguir o período que for
definido pela lei estadual que
for aprovada na Assembleia
Legislativa. São Paulo não pode mais pagar
sozinha na
Região Metropolitana pelos custos para reduzir a poluição",
argumentou o prefeito, que também pediu autorização
aos vereadores para
contratar uma empresa no lugar da Controlar.
"Não achamos que seja necessário um modelo de
"Não achamos que seja necessário um modelo de
concessão (por dez anos), como é hoje. Pode
ser um
contrato normal, temos outros contratos de prestação de
serviços
com valor anual bem maior que os
da Controlar (de R$ 150 milhões
anuais)."
Elogios
O ano na Câmara deve começar oficialmente
Elogios
O ano na Câmara deve começar oficialmente
nesta terça-feira, com a
chegada do projeto. A maior
parte dos vereadores elogiou a atitude do
prefeito.
"Ele também ‘chama’ o governo do Estado para o debate.
São
Paulo não pode mais ficar sozinha nesse combate à poluição"
, declarou
Orlando Silva, líder do PCdoB.
Floriano Pesaro, líder do PSDB, foi voz isolada
Floriano Pesaro, líder do PSDB, foi voz isolada
nas críticas. "Os R$ 150 milhões para reembolsar
os
donos de carro vão sair do bolso de quem só anda a
pé e de ônibus
também. Isso é um absurdo, é uma
medida desesperada para cumprir uma
promessa de
campanha." As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
Agência Estado
19/02/2013
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