BANNER

A Tuning Car Extreme é uma empresa focada na distribuição de acessórios para veículos. Oferece aos clientes a garantia integral do fabricante.Formada por profissionais de larga experiência em gestão de vendas, seu pedido conta com o suporte dos departamentos de vendas, financeiro, expedição, marketing e diretoria.
Desde a inauguração, a empresa cresceu e evoluiu focada na distribuição de acessórios para satisfazer seu desejo de personalização e exclusividade. Nosso objetivo é promover sua comodidade, inspirar mudanças de atitude que garantam prazer ao ver a transformação do seu veículo com os acessórios da Tuning Car Extreme.
Atuamos em São Paulo, com a loja virtual que atendemos consumidores do país. Nosso objetivo é garantir que seu desejo seja realizado e seu veículo personalizado. Além de todos os produtos comercializados, nossos serviços alinham aos seus anseios de mudança. Isso resulta em uma combinação sob medida para nossa empresa e para você. Nossa maior alegria é tê-lo como cliente.

quarta-feira, 12 de maio de 2021

TUNING DE CARROS: EXISTE UM LIMITE PARA A PERSONALIZAÇÃO?

Que os carros estão entre as paixões nacionais, ninguém pode negar! Muitas pessoas gostam de personalizar o veículo com itens especiais para deixá-lo diferenciado dos demais. Nesse universo conhecido como tuning de carros estão presentes as modificações na estrutura, na cor, nas rodas, na altura e em outros componentes internos e externos. Mas você sabia que essas transformações precisam estar de acordo com a legislação? Continue a leitura deste post e confira o que a lei permite para ficar livre de multas!



Conheça as principais alterações feitas no tuning de carros

Antes de começarmos a falar no assunto, que tal entender melhor a diferença entre customização, tuning e personalização? Já adiantamos: elas são bem sutis. Mas vale a pena entender melhor e, assim, poder procurar seu mecânico de confiança com todas as informações, certo? São elas:

  • personalização: é quando o motorista quer apenas instalar novos acessórios ou fazer alguma mudança na pintura do veículo.
  • customização: seriam as adaptações no carro, que podem envolver mudanças nos vidros ou trocas de rodas e pneus.
  • tuning de carros: alterações mais radicais das características do carro. Estão incluídos no tuning, por exemplo, o aumento da potência do motor e a troca do sistema de suspensão.

Agora você sabe quais são os termos certos. Conhece, também, como eles funcionam na prática?




Troca da suspensão

A troca no sistema de suspensão é permitida. Com exceção dos modelos com regulagem de altura, como a de rosca ou ar, que são prejudiciais ao funcionamento correto do veículo e podem colocar o condutor e os passageiros em risco.

Alteração nos freios

Alterações no sistema de freios não são permitidas, nem mesmo se o proprietário solicitar uma autorização do Detran.

Instalação de acessórios

A instalação de acessórios esportivos como os aerofólios, saias e spoilers laterais e traseiros não tem nenhuma especificação de autorização prévia. O ideal é consultar o Detran do estado em que reside para verificar todas as etapas e não ser surpreendido com multas.

Antes de optar por personalizar o automóvel com estes itens, é necessário avaliar o impacto econômico da instalação deste kit, já que ele pode ampliar em aproximadamente 7% os gastos com combustível.

Isso acontece porque o aerofólio aumenta o arrasto — ou seja, o “peso” do ar que o carro tem que combater para poder se mover. Assim, o veículo tem que fazer mais força para sair do lugar.





Rebaixamento

Rebaixar o carro é um procedimento legal, desde que algumas regras sejam respeitadas. A altura permitida deve ser igual ou maior a 100 mm (medida do solo ao ponto mais baixo da carroceria). O conjunto de rodas e pneus não pode tocar em nenhuma outra parte do veículo quando ele for submetido ao teste de esterçamento.

Fique por dentro das melhores práticas

Muitas vezes, você pode entrar em uma oficina com mil ideias para a personalização do carro, mas você já deve saber que nem todas são possíveis. O fato é que há algumas situações que você deve observar para não correr o risco de errar nesse investimento. Afinal, quem opta pelo tuning de veículos, geralmente, é um apaixonado por carros e quer deixá-lo impecável, não é mesmo?

Portanto, converse com um mecânico antes de decidir quais modificações podem ser feitas com tranquilidade para que ele possa tunar o veículo sem ter problemas com a legislação. Algumas dicas:

  • veja se o profissional que vai atender você é especialista no assunto e entende sobre a legislação;
  • verifique quais são as alterações possíveis no veículo, checando se elas são compatíveis com o modelo;
  • não se esqueça, após fazer esse planejamento, de procurar o Detran para pedir as devidas autorizações antes de começar o serviço;
  • cheque em detalhes quais são as implicações legais, caso essa autorização não seja obtida e as modificações sugeridas estejam fora do parâmetro indicado.




Veja como é a autorização para realizar transformações no automóvel

Antes de levar o veículo ao mecânico e realizar qualquer modificação, o proprietário deve solicitar uma autorização do Detran para efetuar as alterações. Nessa fase, deverá apresentar todos os documentos do carro.

Após a alteração ser autorizada pelo órgão, o próximo passo é escolher uma oficina para fazer a modificação desejada. Vale ressaltar que, se o serviço não for realizado da maneira correta, a segurança e estabilidade do automóvel serão comprometidas.

Com a modificação realizada, o proprietário do automóvel precisa procurar uma Instituição Técnica Licenciada (ITL) para que o veículo passe por um processo de validação. É possível encontrar a lista no site do Inmetro.

Se o veículo for aprovado, a última etapa é retornar ao Detran para a obtenção do número do CSV (que oferece uma garantia de que não existe nada que possa colocar o seu carro em perigo), que é registrado nas observações do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV).

Algumas taxas devem ser pagas durante esse processo, e o valor pode variar de acordo com cada estado.

Saiba o que diz o Código de Trânsito Brasileiro sobre tuning de carros

A nossa legislação tem regras claras para que as alterações no veículo sejam feitas da forma adequada. No Código de Trânsito Brasileiro constam as multas, a pontuação na carteira de habilitação e, até mesmo, a retenção do carro em casos mais graves. Por isso, é importante que você verifique o que é possível fazer caso escolha o tuning de carros.

Antes de pedir as modificações ao mecânico, lembre-se:

  • o tuning de carros sem aviso ao Detran pode render multa de R$129,23, 5 pontos na CNH e retenção do veículo (infração grave);
  • as mudanças devem ser comunicadas também à seguradora, para que não haja problemas em caso de sinistro.

O tuning de carros é um mercado que está em alta há alguns anos e rende, até mesmo, bons programas de televisão voltados especificamente a esse tema. Isso porque as pessoas buscam cada vez mais a exclusividade em seus veículos. Além disso, novas tecnologias não param de ser criadas para atender a essa demanda.

Se você procurar bem, por exemplo, vai ver que há muitas fábricas investindo em motores turbo — é preciso apenas ter cuidado para encontrar empresas que apresentem produtos de qualidade e com garantia de segurança, certo?

Curtiu as informações? Agora que você já sabe quais as regras para o tuning de carros, que tal seguir as nossas páginas nas suas redes sociais para continuar por dentro das nossas dicas?





NOSSOS ANUNCIOS 

SEMPRE AQUI OS MELHORES ACESSORIOS AUTOMOTIVOS





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um Comentário se vocês meus leitores gostaram do carro: